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5 passos para montar uma equipe comercial vencedora na hotelaria




Montar uma equipe comercial é uma tarefa desafiadora.

Para que você iniciar a sua com o pé direito ou saber como melhorar a sua equipe atual, confira as dicas abaixo:


1. Registre as informações dos leads


Agarre todas as oportunidades possíveis. Quando um cliente ligar pedindo um orçamento, primeiro peça todas as informações para que você possa fidelizá-lo, pois, caso contrário, mesmo ele não fechando o pacote na primeira ligação, você poderá retornar o contato, ou seja, você terá outras chances de vender o seu serviço.


2. Automatize funções repetitivas


O tempo no processo de vendas é fundamental, por isso prepare templates de propostas padronizadas e compartilhe com a equipe. Evite redigir um novo email toda vez que tiver que responder um cliente. Além disso, um canal de comunicação padronizado passa mais confiança para o seu cliente.


3. Estabeleça um fluxo de follow-up das vendas


Não basta fazer um único contato, se o cliente já chegou até você, vale o esforço de retornar o contato. Você não está apenas indo oferecer seu serviço, mas ganhando um novo cliente que pode ser um canal para a chegada de muitos outros. Execute o passo 1 (registro) e faça o acompanhamento da venda, sempre registre as necessidades do clientes e ofereça novas possibilidades. Mostre que você pode oferecer o que ele precisa, por exemplo: uma reserva em dias diferentes com preço menores, um quarto melhor etc. Entenda e se importe com o que o seu cliente precisa!


4. Garanta que as restrições de preço e promoções serão seguidas


Não deixe que o funcionário seja o “dono” da tarifa. É muito comum encontrar funcionários que dão descontos para amigos ou simplesmente não fazem esforço para fechar a venda. Se você possui um serviço de qualidade, deve vendê-lo pelo preço certo.


Encontre métodos para registrar e auditar as vendas que os seus funcionários estão realizando. São esses pequenos cuidados que resultam em uma enorme diferença no controle de faturamento da empresa.


5. Acompanhe os indicadores de produção de vendas da equipe


Se você chegou até aqui e está executando todos os passos, parabéns! Agora é hora de acompanhar os indicadores de desempenho. É necessário fazer uma espécie de auditoria na sua equipe.


Operacional:

  1. Verificar se realmente estão cadastrando os clientes

  2. Verificar se estão utilizando os templates (automatizações) definidas e compartilhadas

  3. Verificar se estão executando os procedimentos de follow-up (será que estão retornando o contato?)


Resultados:

  1. Quantas oportunidades foram cadastradas, perdidas e convertidas?

  2. Quem está convertendo mais vendas?

  3. Quem está perdendo mais vendas?

  4. Qual a taxa de conversão da equipe comercial?


Seguindo esse passos, você verá que é possível ter uma equipe comercial de qualidade, com processos bem definidos e com resultados cada vez melhores.


Está achando todo esse processo muito trabalhoso? Nós temos uma solução que pode transformar o seu setor comercial em uma máquina de vendas diretas!


O IT CRM é uma ferramenta que te ajuda justamente a vender mais em menos tempo, aumentando a produtividade da sua equipe e tendo como resultado a redução de custos e o aumento do faturamento.



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